Praia do Saquinho

Voltada para o oceano atlântico, a Praia do Saquinho está localizada na região Sul da Ilha de Santa Catarina, com uma beleza natural sem nenhum tipo de intervenção humana, perfeita para quem busca privacidade e natureza.

Foto: Júlia S

 

A Praia do Saquinho está situada entre as praias da Solidão e Naufragados, mas seu acesso é feito através de uma trilha que tem início no final da via que dá entrada à Praia da Solidão, poucos metros após o cruzamento da ponte sobre o Rio das Pacas. O começo da trilha do Saquinho é inclinado é bem marcado, com uma espécie de “trilho central” feito em concreto.

 

Foto: Abel Riella

 

O início do percurso começa especificamente na encosta do Morro do Trombudo, onde é possível encontrar visões panorâmicas belíssimas da região com destaque para as praias da Solidão, Açores e Pântano do Sul, e também pelos trechos íngremes encontrados pela orla que exigem um preparo físico maior de quem está realizando a trilha.

Com a chegada até o topo, a trilha dá entrada mata adentro e segue coberta por uma vasta vegetação encontrada no local. A descida até a praia deve ser feita com atenção redobrada, isso porque a umidade e pouco incidência de luz solar tende a dificultar a caminhada devido ao trilho de cimento estar escorregadio por causa do limo presente na vegetação.

 

Apesar da dificuldade na caminhada, é possível encontrar durante o trajeto água fresca e quase na encosta da praia existem algumas casas em madeira, umas sem sinais de estar habitadas e outras apenas para veraneio, utilizadas pelos poucos moradores do local. Esses habitantes se integram na última comunidade da região que ainda conservam os costumes locais do perímetro.

A Praia do Saquinho é pequena com apenas 75 metros de faixa de areia, de material fino e branco, e mais alguns metros que são recobertos pelas pedras na encosta da praia, formando uma paisagem de tirar o fôlego.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *