Pântano Sul

CONHEÇA A PRAIA DO PÂNTANO DO SUL

 

Conhecida como a maior e mais tradicional praia da pesca de Santa Catarina, tem extensas colônias de pescadores e cercos de tainhas com arrastões. Além da pesca de cação-mangona (espécie de tubarão conhecida como tubarão-cinza), também pode-se encontrar peixes finos como a garoupa, pijareba, robalo e lagosta. Consequentemente, devido a alta de pescas no Pântano do Sul, há também diversos tipos de restaurantes especializados de frutos do mar.

 

 

Antes da chegada dos açorianos à ilha de Santa Catarina, a região do Pântano do Sul era habitada por índios carijós. Nesse mesmo local, foram encontradas ossadas que foram avaliadas em mais de seis mil anos. Nas regiões da praia é onde se encontram os mais antigos registros arqueológicos. Há sambaquis (depósitos construídos por homens, constituídos de materiais orgânicos e calcários), formados por antigos objetos de conchas, restos de cozinha e de esqueleto que foram amontoados por tribos selvagens que viveram no local há aproximadamente 4.500 anos.

Os barcos partem logo pela manhã para a pesca, trazendo produtos frescos e de alta qualidade. Os restaurantes estão sempre cheios devido a ótima gastronomia de frutos do mar que são encontradas no local, além da tranquilidade, presença de belezas naturais e a cultura local. O Pântano do Sul vem se consolidando como um grande detentor do turismo na Ilha da Magia, se especializando especificamente ao atendimento e serviços aos turistas.

Por ser uma praia com uma extensa dimensão, chegando a 3 km, com faixas de areia que variam de cinco a cem metros de largura, tem características diferentes em vários pontos. Na parte nordeste da praia, o Morro do Pântano, também conhecido como Morro do Cemitério, forma uma enseada que protege este pedaço da praia da ação dos ventos.


A intensa atividade pesqueira na região faz com que a areia amarelada puxe a coloração para o cinza em algumas épocas do ano. Isso ocorre por conta do depósito de restos de peixes, após várias toneladas serem deitadas na faixa de areia para serem encaminhadas às peixarias. O limite físico a nordeste é a Ponta do Marisco. O que estabelece limite sudoeste, já na praia dos Açores, é a Ponta da Régua.

 

Por Ana Beatriz Rigueti – Estúdio AR

—–

Procure pousadas Florianópolis SC , e encontre os locais mais indicados para conseguir ficar bem acomodado e ainda ter a oportunidade conhecer esse paraíso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *