Parque Rio Vermelho

Conheça o Parque Estadual do Rio Vermelho

Localizado na costa leste da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, o Parque Estadual do Rio Vermelho foi criado pelo Decreto nº 308 em 24 de maio de 2007 e é administrado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). Residente de uma área com 1.532 hectares, entre a Barra da Lagoa e o distrito do Rio Vermelho, o Parque cobre a Mata Atlântica que faz margem com a Lagoa da Conceição e a restinga da Praia de Moçambique.


Criado com o objetivo de proteção à fauna e a flora, o espaço do parque também promove o aproveitamento de áreas ligadas ao turismo, ecoturismo, lazer público e educação ambiental. Em 1962, uma parcela do parque foi usada como estação florestal para o desenvolvimento de espécies exóticas (pinheiros e eucaliptos), e atualmente 35% da área total do parque está coberto por essa vegetação.

No espaço da reserva ambiental, pode-se encontrar diversas espécies de animais exóticos, incluindo espécies raras como o Cachorro-do-Mato e a Lagartinha-da-Praia que é ameaçada de extinção e pode ser encontrada nas dunas do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Dentro do parque também vive o Macaco-Prego. Ameaçado de extinção, é possível encontra-lo dentro dos limites do parque no Morro dos Macacos.

Para quem curte trilhas, o Parque Estadual do Rio Vermelho é perfeito para isso. Além dos momentos de lazer proporcionados pelo espaço, também pode-se aprender um pouco mais da importância da preservação ambiental através das visitas guiadas. Além das trilhas, que podem ser feitas a pé ou de bike, o parque oferece uma Unidade de Conservação para quem gosta de camping.

Funcionamento das trilhas: Aberto de terça-feira à domingo (incluindo feriados), das 10h às 17h.
Visitas: De terça a sexta-feira, as visitas ocorrem a cada 30 minutos, com grupos de até 30 pessoas. Nos finais de semana e feriados, devido ao aumento da área turística, as visitas ocorrem a cada 20 minutos.

 

Para que as visitas ocorram normalmente, é necessário agendamento através do telefone (48) 3665-4492 ou pelo e-mail: trilha@fatma.sc. gov.br

 

 

Por Ana Beatriz Rigueti

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *