Santo Antônio de Lisboa

Os atrativos de Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis 

Quem anda pelas ruas de Santo Antônio de Lisboa em Florianópolis, consegue sentir a tranquilidade de uma vila de pescadores, mas quanto mais você caminha pelas ruas desse pequeno pedaço da Ilha da Magia, mais você entra em um lugar diverso de cultura e gastronomia. Isso acontece pela influência portuguesa do local, onde é possível encontrar uma variedade de doces e frutos do mar típicos de portugueses. Confira um pouco do que você pode encontrar nesse lugarzinho tão especial!

1. Feira das Alfaias 

FEIRA DAS ALFAIAS

Ao ar livre, a Feira das Alfaias apresenta uma variedade de produções artesanais de  artistas da região. Quem passar pela feira, encontrará uma paisagem rica e histórica, pela quantidade de casas e ruínas açorianas tombadas pelo patrimônio histórico que estão em volta do local. Lá você encontra rendas, cerâmicas, pinturas, mosaicos e muitos outros produtos artesanais.

 

2. Museu O Mundo Ovo de Eli Heil

O Museu O Mundo Ovo da artista plástica brasileira Eli Heil, dispõe de um numeroso acervo pessoal com quase duas mil peças. O local conta com três espaços de exposição em que as obras estão expostas. Dentre as peças estão pinturas, esculturas, cerâmicas, tapeçarias e desenhos.

 

3. Casa Açoriana

A Casa Açoriana Artes e Tramoias Ilhoas constitui-se em uma galeria de arte instalada em um atrativo casarão colonial. Artistas da região fazem exposições de arte e venda de artesanato ilhéu, chamando atenção para o folclore regional, como o boi de mamão e o pau de fita. Lá também é possível encontrar arte naif (obras de artistas autodidatas que se expressam por meio de emoções), crivos, cerâmicas, esculturas e até arte contemporânea.

 

 

4. Igreja de Nossa Senhora das Necessidades

Construída entre 1750 e 1756, a Igreja de Nossa Senhora das Necessidades conta com um exterior simples e um interior repleto de elementos arquitetônicos artísticos típicos da arte regional. A igreja comporta a única pia batismal esculpida em madeira do estado de Santa Catarina. Sua estrutura é característica do período de transição entre o Barroco e o Rococó.

 

Como chegar a Santo Antônio de Lisboa?

Santo Antônio de Lisboa está localizado ao norte da Ilha de Santa Catarina, a 15,9  km do centro da cidade, entre os bairros Cacupé e Sambaqui. Para quem está sem carro, o ideal é utilizar o transporte público da região. Os ônibus 1121  Ingleses/Santinho; 332 Tisan-Ticen via Beira-Mar; e 846 Cacupé passam por Santo Antônio.

 

 

Texto por Ana Beatriz Rigueti – Estúdio AR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *