Parques em Florianópolis

Inverno chegando e muita gente acha que Florianópolis vive só de praia!

Preparamos algumas dicas de parques incríveis para você curtir muito. Confira:

PARQUES

1- Parque Estadual do Rio Vermelho

O Parque Estadual do Rio Vermelho foi criado em 2007 e é administrado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). Está localizado numa área de 1.532 hectares, entre a Barra da Lagoa e o distrito do Rio Vermelho, e cobre a Mata Atlântica que margeia a Lagoa da Conceição e a restinga da Praia do Moçambique.

Em 1962, uma parte do parque foi usada como estação florestal para o desenvolvimento de espécies exóticas (pinus e eucaliptos), e hoje 35% da área total está coberta por essa vegetação. Há um projeto que prevê a venda dessa madeira com o objetivo de usar os recursos na recuperação ambiental da mata com plantas nativas.

Entre as diversas espécies animais que habitam o parque há dois exemplares raros: o cachorro-do-mato ou graxaim, do qual só foram observadas as pegadas, e a lagartinha-da-praia, ameaçada de extinção e que só é encontrada nas dunas do litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O macaco-prego, também ameaçado, vive e dá nome ao Morro dos Macacos, situado dentro dos limites do parque.

LOCALIZAÇÃO: Rod. João Gualberto Soares Florianópolis | -27. 526852, -48. 427145Florianópolis, Santa Catarina, Brasil – ou SITE

 

2 – Parque Ecológico do Córrego Grande

O Parque Ecológico Municipal Prof. Davi Ferreira Lima, nome oficial do parque de 22 hectares também conhecido como Horto Florestal, foi aberto ao público em 1994 no bairro Córrego Grande, região central de Floripa.

O estacionamento com apenas 20 vagas é oferecido preferencialmente aos portadores de necessidades especiais. Dentro do parque existem dois lagos, três trilhas (chamadas Palmiteiro, Pau-Jacaré e Garapuvu) e uma pista de caminhada de 1,1 km. Também há um parque infantil, uma academia de ginástica ao ar livre e duas quadras de vôlei de areia.

Além de uma grande variedade de plantas nativas, o parque apresenta fauna composta por animais domesticados (como patos, coelhos e galinha), um grande número de pássaros que ali encontram abrigo (biguás, garças, araquãs, papagaios, tucanos, gralhas), pequenos mamíferos como saguis e gambás, e répteis como jabuti, cágados e jacarés-do-papo-amarelo.

O parque é a sede do departamento de educação ambiental da Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente), que ministra cursos de conscientização ecológica nas escolas e oficinas de reciclagem de papel e óleo de cozinha no local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LOCALIZAÇÃO: Rua João Pio Duarte Silva, 535, Córrego Grande – Florianópolis/SC CEP 88037-000 – Ou fone: 48-33380021

 

3- Projeto do Lontra

O projeto lontra tem como objetivo principal desenvolver estudos científicos sobre a lontra neotropical, a ariranha e outros integrantes da família Mustelidae.

O Projeto Lontra tem quase 30 anos de história. Atualmente, as ações do Projeto abrangem a recuperação, conservação e ampliação do conhecimento técnico de lontras e outros integrantes da família Mustelidae. Os trabalhos são realizados através de dois Centros de Pesquisa, Conservação e Educação Ambiental em dois importantes biomas, um na Mata Atlântica e outro no Pantanal.

O Projeto tem a base principal situada na Ilha de Santa Catarina. Desde 2013, o Projeto Lontra possui uma base no Pantanal do Mato Grosso do Sul, na cidade de Aquidauana, onde também realiza pesquisa com as lontras e ariranhas selvagens. Em todos esses locais, o projeto, através da mobilização social, procura atingir pessoas de todas as idades para que elas possam entender a importância da conservação da biodiversidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LOCALIZAÇÃO: Rua Euclides João Alves | Armação do Pântano do SulFlorianópolis, Santa Catarina 88066-292, Brasil ou site oficial

 

 

Vem pra Floripa? Procure pousadas Florianópolis SC , e encontre os locais mais indicados para conseguir ficar bem acomodado e ainda ter a oportunidade conhecer esse paraíso.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *