Florianópolis – história e cultura

A história de Florianópolis inicia ainda em tempos remotos, com indícios da presença do chamado Homem de Sambaqui em sítios arqueológicos cujos registros mais antigos datam de quinto 4 800 a.C. A ilha, de nome oficial Ilha de Santa Catarina, possui numerosas inscrições rupestres e algumas oficinas líticas. É do século XVI a chegada dos primeiros europeus à região, que era habitada por povos indígenas desde os aos 100 D.C. A chegada dos Europeus era proveniente da necessidade de abastecimento de água e viveres para as embarcações que vinham da Bacia do Prata. A região possui forte cultura açoriana, reflexo que ainda hoje pode ser avistado na arquitetura, principalmente em bairros mais antigos como Santo Antonio de Lisboa e Ribeirão da Ilha.

Esportes na onda de Florianópolis

Apesar de rodeada por mar, não é apenas o surf que predomina esportivamente na Ilha. Depois de vencer três Roland Garros, Gustavo Kuerten coloca Florianópolis no mapa das cidades praticantes do Tênis do Brasil, tornando-se um dos esportes mais praticados na Capital. Além do futebol com os times de Avaí e Figueirense, o Mergulho Livre ou Autônomo é recorrente como prática esportiva devido a localização de outras pequenas ilhas à Florianópolis. Os bons ventos trazem os adeptos de Kite Surf e as águas mais calmas atraem os esportistas do Remo, assim como velejadores, canoistas, windsurfistas e adeptos do stand up paddle. O skate e o rugby também surgem com força nos  adeptos dos esportes praticados fora da água. Praticar esporte em Florianópolis é praticar a ligação entre corpo e natureza.

Belezas naturais e lazer: você encontra em Florianópolis

Florianópolis destaca-se principalmente por suas belezas naturais.São as dunas da Praia da Joaquina, a Ilha do Campeche e a vista deslumbrante e histórico cultual da Lagoa da Conceição e Costa da Lagoa que compõem parte da paisagem natural da Ilha. Além da Lagoa do Campeche e a visita ao Projeto Tamar, ambos próximos ao Novo Campeche, são aproximadamente 100 praias (não se sabe um número certo devido á praias ainda escondidas ou de difícil acesso), que variam entre ideais para o surf, como a Praia Mole, ou apenas para um banho tranquilo, sem ondas, como a Praia de Jurerê.

Para o lazer, uma boa oportunidade ais visitantes ou moradores de Florianópolis é conhecer um dos muitos teatros existentes na Ilha. De pequenos ou médio porte, variam de atrações internacionais ou mesmo culturalmente locais, como o pequeno e aconchegante Teatro Armação, no sul da ilha. Outra boa opção são galerias e museus da Capital. São variáveis em sua formação e seu conteúdo artístico, destacando-se o  Museu de Arte de Santa (MASC), Museu da Imagem e Som e Espaço Lindolf Bell, todos localizados no Centro Integrado de Cultura – CIC, na região central de Floripa.

Para quem prefere cinema, Florianópolis oferece mais de 19 salas de cinema, distribuídos em Shoppings Centers e redes de salas de circuito de artes, como Cine Clubes o o Espaço Cultural Sol da Terra.

O que te fascina?

Para todos os gostos e atitudes um coisa é certa: Florianópolis recebe de braços abertos todos aqueles que á buscam em troca de alegria, diversão e muita magia natural.