Praia da Solidão – Mar e Cachoeira

PRAIA DA SOLIDÃO

Um refúgio retirado e escondido, procurado pela sua beleza e tranquilidade. Esta é a praia que, a partir da década de 60, por todos estes motivos, passou a ser chamada de Solidão.

Chamada pelos mais antigos de Praia do Rio das Pacas, a Solidão, é uma pequena enseada entre a Costa de Dentro e o Saquinho, local onde as pacas eram abundantes. Hoje, a praia é considerada uma das mais belas paisagens de Santa Catarina por ser um paraíso quase que intocado.

O belo cenário apresenta um visual de areia branca, águas claras e está cercado por verdes morros de Mata Atlântica. Entre as árvores, no fim da faixa de areia, é possível se refrescar em um banho de cachoeira que forma uma piscina limpa, de água natural.

Junto com o rio que desemboca no mar da praia da Solidão, a cachoeira é a melhor opção para as crianças que evitam as ondas do mar agitado.

 

Apesar do mar aberto para o oceano, as águas tendem a ser mansas. Este fenômeno ocorre por conta do Rio das Pacas, que serve como um amortecedor natural para o bater das ondas. Tem-se, então, uma praia com um declive suave e o fundo macio.

Cristalinas, as águas do mar são frias, principalmente quando bate o vento sul, que também faz com que as ondas cresçam. A areia é branca e fina, variando de três a 40 metros de largura, em uma extensão total de, aproximadamente, 575 metros.

Definindo os limites da Praia da Solidão, estão a Ponta das Pacas, ao sul, e Ponta da Régua, que faz a divisa com a Praia dos Açores.

A Praia da Solidão é um recanto de natureza preservada, suas encostas e morros têm cobertura de Mata Atlântica. No meio deste ecossistema, nascem pequenos rios que desembocam na praia, formando o Rio das Pacas.

Em alguns pontos, formam-se cachoeiras e poços de água limpa e doce em que se pode nadar. O Rio das Pacas é calmo, com pouco volume de água e quase nenhuma correnteza, garantido a diversão de crianças.

 

Procure pousadas Florianópolis SC , e encontre os locais mais indicados para conseguir ficar bem acomodado e ainda ter a oportunidade conhecer esse paraíso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *