Praia da Lagoinha do Leste – Chegue por Trilha

LAGOINHA DO LESTE

Para quem gosta de muita natureza, essa é a praia ideal! Para chegar lá a aventura começa com uma trilha, que resulta em uma pedra com visual singular!

Descobrir a Lagoinha não é tarefa tão simples. Nem todo mundo encara as fortes caminhadas (ou um traslado de barco) para chegar à mais bela praia de Florianópolis. A faixa de areia, fofa, branquinha e quase sempre sossegada, separa o mar de ondas fortes do riacho que forma uma lagoa boa para banho (daí o nome).

foto: Litoral de Santa Catarina

A Praia da Lagoinha do Leste tem pouco mais de um quilômetro de extensão e está voltada para mar aberto. Está cercada por morros com vegetação nativa. Praia, costões, lagoa, cachoeira e mata nativa, são os ingredientes da Lagoinha do Leste, que esconde seu encanto entre os morros do sul da Ilha de Santa Catarina. A melhor maneira de chegar à praia é através de uma trilha a partir da comunidade do Pântano do Sul, passando pelo meio do mato e dos morros. A caminhada dura cerca de uma hora, o chão é pedregoso e irregular, mas fácil de andar se você prestar atenção onde pisa. Depois da subida, tem-se a surpresa de uma vista fabulosa da Lagoinha. Aí é só descer e afundar os pés na areia da praia.

Foto: Bela Turismo

 

A caminhada dá pra suar a camisa, mas pode ser encarada sem sacrifício por quem gosta de estar junto da natureza. Pode-se também ir pelo mar, com desembarque precário por causa da rebentação. Essa relativa dificuldade de acesso tem servido, ao longo do tempo, como escudo protetor do lugar. Toda a área do parque é classificada como de “preservação permanente”.

 

Dica: quem sobe o costão do lado direito volta para casa com as melhores panorâmicas do lugar. Uma das trilhas de acesso à praia parte de Pântano do Sul(não há sinalização, pergunte na vila); em meio à mata fechada, a caminhada de uma hora passa por trechos bem íngremes. Outra, de três horas, começa na Praia do Matadeiro e segue pelo alto do morro, com paisagens incríveis do mar. Para ambas é recomendada a companhia de um guia ou de alguém que já conheça o trajeto. No verão, barqueiros fazem o transporte a partir de Armação ou de Pântano do Sul.

Procure pousadas Florianópolis SC , e encontre os locais mais indicados para conseguir ficar bem acomodado e ainda ter a oportunidade conhecer esse paraíso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *