Projeto Tamar

Projeto Tamar

O Projeto Tamar foi criado em 1981, é uma ONG com o objetivo de preservar as espécies de tartarugas marinhas do Brasil e de educar as populações que antes viviam de sua exploração.

Na chegada ao projeto já avistamos uma linda escultura de uma enorme tartaruga saindo de um ovo, ao lado tem um estacionamento auxiliar, mas o principal fica a frente da bilheteria, esse é pago.

O horário de funcionamento é das 9h30 às 17h30, todos os dias, inclusive feriados. O ingresso custa R$15,00 para adultos e R$7,50 para estudantes, crianças até 12 anos e maiores de 60 anos. Crianças até 1,20m de altura não pagam a entrada.

As pousadas Florianópolis SC são os locais mais indicados para conseguir ficar bem pertinho desse local incrível.

Em Floripa o Projeto Tamar foi construído com o intuito principal de minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas marinhas. Possui quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil.

A visita pode ser feita com um monitor que vai guiando os visitantes pelos diferentes tanques dentro do Centro, cada um com diferentes espécies de tartarugas. Ao mesmo tempo, são mostradas exemplos de lixo que são jogados no mar e acabam sendo engolidas e até matando as tartarugas marinhas. Mostrar como objetos e embalagens “quase inocentes” se tornam tão prejudiciais é fundamental para que todos os seres humanos levem aquele choque de realidade e repensem sua relação com a natureza e o lixo que muitas vezes deixam nela.

No maior dos tanques, estão quatro tartarugas das espécies “do pente” e “cabeçuda”, todas elas com mais de 20 anos de idade. Nele acontecem, todos os dias às 15h30, a alimentação das tartarugas. Um funcionário do projeto, enquanto joga a comida para elas, vai explicando sobre o projeto e sobre as tartarugas.

A visita não precisa ser feita com o monitor, mas se torna bem mais interessante pelas informações que ele passa, as crianças ficam deslumbradas com tudo o que aprendem.

Além dos tanques, eles possuem alguns espaços interativos e o museu com cascos de tartarugas, ossadas e maquetes. Não tem um tempo limite para ficar lá, então é legal fazer a parte de visita guiada para receber informações que levamos para a vida e depois fazer o restante do passeio por conta própria e tirar duvida com os monitores caso precise.

Podem-se ver de perto espécies tão diferentes e que seriam impossíveis de serem encontradas ao acaso, entende-se melhor o papel das tartarugas marinhas em nosso ecossistema e como nós humanos somos os principais responsáveis pela sua ameaça de extinção.

O Projeto Tamar é um ótimo local para levar as crianças. Além de ver as tartarugas, elas podem assistir a vídeos educacionais, fazer desenhos, tirar fotos em murais divertidos e aprender sobre a vida marinha através de fotos e textos em dezenas de murais espalhados por toda a área. No fundo do terreno, próximo ao maior tanque, há um palco onde acontecem apresentações voltadas para o público infantil.

As pousadas Florianópolis SC são os locais mais indicados para conseguir ficar bem pertinho desse local incrível.

Localização:

Localização: na Rua Professor Ademir Francisco 140, praia da Barra da Lagoa, a pouco mais de 20 km do centro da cidade. O acesso mais rápido é pela Lagoa da Conceição, passando pela Av. das Rendeiras e pela Praia Mole, seguindo em direção     ao norte da ilha pela SC-406 (Rod. João Gualberto Soares). Na região da Barra da Lagoa as placas de sinalização indicam o caminho para chegar ao Tamar, é bem fácil.

Clique aqui e conheça uma Pousada pertinho de tudo isso!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *